7 maneiras de potencializar o aprendizado fora da sala de aula para seus alunos


Data: 03/10/2019
7 maneiras de potencializar o aprendizado fora da sala de aula para seus alunos

O aprendizado fora da sala de aula é um instrumento importante para otimizar os recursos no processo de ensino. Com a prática, é possível assimilar e aplicar teoria à rotina, potencializando a memória sobre os temas passados por professores.

Existe muita coisa que pode ser explorada e a boa notícia é que também é possível organizar essas ações de acordo com diferentes orçamentos.

Neste post, você vai encontrar 7 sugestões para quem deseja estimular o aprendizado fora da sala de aula. Vamos conferir cada uma dessas ideias?

1.  Conhecer museus

Um passeio a um museu tem uma enorme capacidade de despertar curiosidade se for acompanhado de um roteiro estimulante. Por isso, é um excelente aliado à aprendizagem.

Para professores, é uma maneira de trabalhar assuntos interdisciplinares como história ligada à química, por exemplo. Além disso, é uma forma de despertar a consciência sobre assuntos atuais, fazendo link com as descobertas e situações do passado.

Além dos museus mais conhecidos da sua cidade e região, vale pesquisar sobre aqueles mantidos por universidades. Caso a instituição de ensino não tenha transporte próprio, é possível fazer uma pesquisa de cotação de ônibus para reunir as turmas.

2.  Explorar o centro histórico

Você já teve a experiência de olhar a sua própria cidade com a perspectiva de um turista? Muitas vezes estamos tão acostumados a passar por locais que nem nos damos conta de sua história ou peculiaridades. Levar o aprendizado para fora da sala de aula também pode despertar esse olhar dos alunos.

Muitos municípios contam com ônibus de turismo que oferecem essa experiência. Mas também é possível organizar o seu próprio city tour com o fretamento ônibus e micro-ônibus. A vantagem é poder organizar o passeio de forma personalizada e que vai ao encontro das necessidades da turma.

3.  Participar de feiras

Seja uma feira de ciências, de projetos ou de profissões, esse é um tipo de evento que pode agregar muito ao aprendizado fora da sala de aula.

Além de conteúdos técnicos que podem ser absorvidos, também é uma maneira de proporcionar e incentivar atividades de networking. Aliás, essa é uma habilidade muito importante para o mercado de trabalho e, por isso, a necessidade de desenvolvê-la o mais cedo possível.

4.  Visitar laboratórios

O imaginário em torno de laboratórios é algo bastante trabalhado em filmes e desenhos animados. Já pensou que ao levar os seus alunos para conhecer o trabalho desenvolvido nesses ambientes pode despertar a curiosidade sobre novos temas?

Que tal entrar em contato com universidades e agendar uma visita durante aulas práticas ou atividades extracurriculares nos laboratórios? Ainda que a sua escola tenha ambientes semelhantes, sair e conhecer outros locais é importante para a experiência dos alunos.

5.  Assistir um filme no cinema

Outro método bastante eficaz na hora de tirar os alunos da rotina é levá-los para uma sessão de cinema. Aspectos do filme escolhido podem ser trabalhados em atividades posteriores, ou ainda, complementar o que foi aprendido em sala de aula.

Na hora de organizar o passeio, vale fazer um contato prévio com o cinema para agendar horários e garantir uma experiência sem imprevistos.

6.  Realizar visitas a empresas

Conhecer o ambiente de trabalho de diferentes profissões também é uma excelente alternativa para despertar a curiosidade dos alunos.

A visita a uma emissora de TV para acompanhar a rotina de jornalistas pode ser empolgante para alunos das séries iniciais, por exemplo. E que tal levar os estudantes de Ensino Médio para conhecerem uma startup? Esta pode ser uma atividade em sintonia com o momento desses alunos, uma vez que muitos deles já começam a pensar sobre a futura profissão.

7.  Ter contato com a zona rural

“Todo currículo pode ser ensinado fora da sala de aula”. Esta frase é da consultora britânica em educação, Juliet Robertson. Em entrevista ao Centro de Educação Integral, ela destaca as pesquisas feitas e que apontam as vantagens de proporcionar aprendizado fora da sala de aula.

A zona rural pode ser uma experiência rica para alunos, sobretudo em um cenário onde o contato com a natureza não é possível diariamente. Para facilitar e gerar mais segurança,  é importante considerar a contratação de uma empresa especializada em aluguel de ônibus com motorista que já esteja acostumado com a rota.

Dicas para colocar o aprendizado fora da sala de aula em prática

Robertson ainda destaca que para colocar em prática as ações de aprendizado fora da sala de aula, é preciso uma preparação por parte dos professores. Com isso, é possível planejar de forma assertiva e aumentar as chances de conquistar os resultados almejados.

Confira estas outras dicas que também podem ajudar:

  • É importante que o professor foque nos seus pontos fortes para desenvolver as atividades.
  • Esteja com a mente aberta sobre essa forma de ensino. Até mesmo matemática pode ser ensinada fora da sala de aula. Afinal, lidar com números também é uma forma de interpretar os fatos ao nosso redor, conforme salienta a consultora.
  • O incentivo ao aprendizado fora da sala de aula não significa ser contrário à adoção de tecnologias. Inclusive, elas podem ser utilizadas como aliadas em atividades externas.

Você já colocou em prática algumas dessas ações? Queremos saber como foi a sua experiência!

E caso esteja procurando uma empresa parceira para garantir segurança e colocar esse tema em prática, a Freta Mais pode ajudar. Temos experiência com transporte de alunos e você pode conhecer os nossos serviços aqui.

1
Ola,
Como posso te ajudar?
Powered by