Conheça os encantos religiosos do Vale do Paraíba


Data: 20/07/2018
Conheça os encantos religiosos do Vale do Paraíba

O Vale do Paraíba oferece destinos incríveis para quem busca renovar a fé com o turismo religioso. Quer descobrir por que? A gente te conta nesse post. Leia!

O turismo religioso do Brasil oferece uma infinidade de opções de roteiros, manifestações e romarias: somos um dos principais destinos de turismo religioso do planeta!  E a região do Vale do Paraíba é destaque nesse assunto.

O Vale do Paraíba oferece uma diversidade de belezas tradicionais do interior paulista para serem visitadas e abriga três das cidades mais famosas por receberem fiéis de todo o país: Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista.

 

Pela proximidade entre elas, em uma única excursão é possível conhecer as três cidades, aproveitando o melhor que cada uma tem a oferecer.

rio vale do paraiba
Rio Paraíba do Sul

O que visitar no Vale do Paraíba?

Aparecida

A cidade de Aparecida é destino obrigatório para o turismo religioso, pois conta com a segunda maior basílica do mundo: o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Além disso, você poderá realizar um passeio pelo Rio Paraíba do Sul, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, conhecer o Museu de Cera com cenas da história de Aparecida e seus respectivos milagres, e muito mais.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse roteiro, confira o texto que preparamos exclusivamente para a cidade de Aparecida.

Guaratinguetá

Localizada a menos de 30 km de Aparecida e considerada uma das cidades mais importantes do Vale do Paraíba, Guaratinguetá é a terra natal do primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, o Frei Galvão.

A história conta que o frei curou diversas pessoas por meio de pílulas, com orações escritas dentro. As pílulas ainda fazem muito sucesso na cidade: de acordo com estimativas da prefeitura municipal, a cidade recebe cerca de 1,2 milhão de turistas por ano.

Quem for a Guaratinguetá também poderá conhecer o Seminário Frei Galvão que conta com uma exposição internacional e permanente de presépios, além de uma linda imagem de Nossa Senhora de Fátima com 10 metros de altura.

Não podemos esquecer de citar o Santuário da Esperança que já recebeu até a visita do Papa Bento XVI e a Rota Franciscana – Frei Galvão, com extensão total de mais de 750 km e abrangendo nada menos que 31 municípios.

A rota, que reproduz a trajetória de vida do primeiro santo brasileiro, é dividida em cinco sub-rotas, todas tendo como ponto de convergência o município.

Cachoeira Paulista

A cidade de Cachoeira Paulista também é uma ótima opção tanto para quem está à procura de turismo religioso no Vale do Paraíba.

Por ano, o município recebe cerca de dois milhões de pessoas, com destaque para o Santuário Nacional de Santa Cabeça, santa esta que é invocada para interceder pelas enfermidades relacionadas à cabeça.

Cachoeira Paulista também é muito conhecida graças a comunidade Canção Nova. Ela foi fundada em 1978 pelo Monsenhor Jonas Abib, seguindo as linhas da Renovação Carismática Católica e reúne milhares de fiéis nos acampamentos de oração.

Outro ponto turístico da cidade é a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, construção do século 18, que guarda em seu interior os restos mortais do primeiro vigário da cidade.

E aí? Gostou? Então não deixe de conferir outros posts do nosso blog e agende logo a sua excursão com a FretaMais para conhecer as belezas do Vale do Paraíba. Temos as melhores opções de Ônibus e Van. Até a próxima e boas viagens!